Notícias

Setor da construção pesada precisa desenvolv

As ações de contratação de pessoas com deficiência física ainda carecem de políticas de recrutamento que estabeleçam uma relação isonômica que proporcione, entre outros fatores, salários justos e vagas coerentes com o perfil das pessoas. ...

TÍTULO DA NOTÍCIA.

A Wapiya Consultoria em Desenvolvimento Humano iniciou suas atividades no ano de 2006 e tem se consolidado como uma das principais referências na área de Recrutamento e Seleção e Treinamento e Desenvolvimento de Talentos. ...

MPF firma parceria com Anac para garantir ac

Meta principal é garantir o deslocamento adequado durante as Paralimpíadas de 2016. ...

A Consultoria wapiya participou do Dia D Inclusão Social e Profissional para Pessoas com Deficiência

Com o objetivo de inserir esse público no mercado de trabalho a Consultoria Wapiya participou do evento Dia “D” Inclusão Social e Profissional de Pessoas com Deficiência, ocorrido na ultima sexta-feira dia 30 de maio de 2014 no Centro Cultural de São Paulo.

A Consultoria Wapiya contou com profissionais habilitados no trabalho de inclusão de pessoas com deficiência para recrutar currículos e apresentar as vagas que estão disponíveis no mercado.

O evento ocorreu simultaneamente em diferentes estados brasileiros e tem como finalidade a inclusão social e profissional de pessoas com deficiência e beneficiários reabilitados na inserção no mercado de trabalho. Além de promover a apresentação de vagas, o evento também ofereceu diversos serviços tais como: emissão de carteira de trabalho, orientação sobre elaboração de currículos, palestras, cadastro de currículos, informação referente ao BPC-LOAS (INSS) e programas de aprendizagem para pessoas com deficiência (Sistema S), entre outros. A iniciativa de realizar o evento em vários Estados de forma simultânea ocorreu da experiência do Estado da Bahia e Mato Grosso em parceria com Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

Segundo dados do Censo 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população do Brasil é composta por 45 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência, o que representa a quase 24% do total da população brasileira. Conforme os dados da Relação Anual de Informações Sociais – RAIS 2012, 330 mil estão no mercado formal de trabalho, o que corresponde a 0,70% do total de vínculos empregatícios.

A Lei Federal nº 8.213/91 (Lei de Cotas) obriga as empresas com mais de 100 funcionários a incluírem pessoas com deficiência (PcD) ou beneficiário reabilitado no seu quadro de efetivos e o MTE trabalha para que essa contratação ocorra da melhor forma possível, motivando e cobrando das empresas sua responsabilidade legal e social, de maneira a promover às pessoas com deficiência e aos beneficiários reabilitados o acesso a uma vaga no mercado de trabalho em igualdade de oportunidades.

O Dia “D” foi marcado como o dia para o atendimento de pessoas com deficiência e aos beneficiários reabilitados na inserção no mercado de trabalho e a Consultoria Wapiya acredita nessa causa e participa dela.