Warning: fopen(psql.php) [function.fopen]: failed to open stream: Permission denied in /home/wapiyane/public_html/cel_client.php on line 2555

Warning: fwrite() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/wapiyane/public_html/cel_client.php on line 2556

Warning: fclose() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/wapiyane/public_html/cel_client.php on line 2557

Trabalhando com bom humor

Quando se fala sobre as competências essenciais para ser um bom profissional, logo são apontadas características como foco, engajamento, garra, determinação, vontade de aprender, ousadia para enfrentar os mais diversos desafios, bom relacionamento interpessoal… Entretanto, muitos parecem deixar de fora uma questão tão importante quanto as supracitadas: o bom humor. Afinal, de que adianta ter as melhores habilidades e toda a experiência do mundo no cargo que ocupa se o ambiente de trabalho for estressante e desmotivador?

Fundamental esclarecer que não estamos falando daquele bom humor baseado em piadinhas, ironias ou deboche, mas da educação, da habilidade de enxergar o lado bom das coisas e tirar proveito delas, de conseguir manter um sorriso sincero no rosto mesmo nas situações mais difíceis e, consequentemente, inspirar aqueles que estão ao seu redor a fazerem o mesmo.

Um profissional, seja qual for sua posição na hierarquia empresarial, que seja bem humorado com seus colegas, superiores e subordinados demonstra ter inteligência emocional. Ou seja, é capaz de reconhecer seus próprios sentimentos e os alheios e, mais que isso, lidar com eles. Alguém que sabe trabalhar bem com as emoções, sejam suas ou de terceiros, pode voltá-las para algum foco em particular e transformá-las em catalisadores que fazem toda a diferença na produtividade – na vida e/ou na empresa.
Ter bom humor é uma característica poderosa em termos profissionais. Demonstra sagacidade, rápida interpretação das mais diferentes situações. O humor traz consigo um ar de leveza, alto astral. As relações ficam mais fáceis, pois o gelo é quebrado e as resistências, diminuídas.

Seria o bom humor uma competência como outra qualquer, que se desenvolve e aprimora com o tempo? Sim! Ao longo da vida, o ser humano aprende a lidar melhor com aquilo que o cerca e que está dentro de si. Tem mais clareza, mais foco, sabe reagir aos mais diversos acasos. E tudo isso evolui de forma constante – basta estar vivendo.

O bom humor é, antes de mais nada, um sinal de que a pessoa está equilibrada, bem consigo mesmo e, portanto, apta a dedicar seu tempo a outras atividades que não exclusivamente as resoluções de suas questões. Cérebro e coração caminham de mãos dadas e é possível enxergar o mundo de diversos ângulos. A mente, sempre alerta e ativa, se expressa por um dos mais simples e gratificantes atos do ser humano: o sorriso.

A produtividade agradece.

E você? Tem sorrido no trabalho?




Autor: Filipe de Paiva - Jornalista

Fonte: Blog Gestão Salada Corporativa

Link do site: http://www.saladacorporativa.com.br/

Link do artigo: http://www.saladacorporativa.com.br/2013/05/trabalhando-com-bom-humor/


Compartilhe