Warning: fopen(psql.php) [function.fopen]: failed to open stream: Permission denied in /home/wapiyane/public_html/cel_client.php on line 2555

Warning: fwrite() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/wapiyane/public_html/cel_client.php on line 2556

Warning: fclose() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/wapiyane/public_html/cel_client.php on line 2557

Atitudes que devem ser evitadas no ambiente de trabalho

Equívocos clássicos podem gerar conflitos e, inclusive, à demissão. Fuja deles!

Alguns profissionais que não estão acostumados a exercitar a etiqueta corporativa acabam, obviamente, criando situações desagradáveis e desnecessárias no ambiente de trabalho. Excedem os limites daquilo que é entendido e visto como correto perante aos seus superiores e colegas e acabam sofrendo com as consequências, como, o chefe pode tirando certas responsabilidades da pessoa por entender que o comportamento é inaceitável. Pode ainda transferi-lo de área ou mudá-lo para um cargo de menor importância e visibilidade. Ou ainda mais extremo: pode dar a demissão.

Apontamos abaixo alguns desses deslizes mais comuns cometidos. Avalie se você se enquadra em algum deles e preste atenção para evitá-los:

1. Usar o telefone ou celular sem critérios
Falar alto ao telefone atrapalha a concentração do colega ao lado ou irrita o cliente à espera de atendimento. Mais desagradável ainda é se o celular tocar durante uma reunião.

2. Atrasar-se habitualmente
Atrasos podem ser interpretados como falta de organização e planejamento ou desinteresse no trabalho. A empresa pode ainda perder oportunidades de negócio por conta deste deslize.

3. Tomar o espaço do outro
Alguns profissionais não se organizam o suficiente para usar o ambiente a eles destinado. Quando a mesa se transforma em pilhas de papel e documentos não há mais lugar para colocar seus pertences. Por isso, utilizam erroneamente o espaço alheio.

4. Promover fofocas
Falar mal do chefe ou da empresa, além de ser antiético, é uma das principais causas de demissão. Fazer comentários maldosos sobre o colega de trabalho, do mesmo modo, arranha a imagem profissional. O perigo aumenta quando informações são registradas nas redes sociais. Especialistas recomendam muito cuidado com os desabafos.

5. “Esquecer” do trabalho
Alguns profissionais vão até a área de café para tomar um lanche ou aliviar um pouco a tensão e perdem a noção do tempo. Demonstram falta de compromisso e responsabilidade e acumulam trabalho. Outros passam grande parte do tempo na internet pesquisando assuntos de ordem pessoal.

6. Enviar e-mails com erros grotescos de português
É preciso cautela com abreviações. Elas podem causar erros de interpretação. Não se deve enviar mensagens ao chefe, colegas e clientes como se estivesse conversando com um amigo pelo Messenger. O e-mail visa à otimização do trabalho. Analise a sua pertinência e o releia antes de enviá-lo.

7. Fazer da mesa de trabalho a área de café ou a “estante” de casa
Comer na mesa de trabalho é anti-higiênico. Pode gerar danos à saúde e conflitos. Deteriora ainda os recursos do trabalho. Da mesma forma, poluir a mesa com fotografias, imãs, bilhetes etc não condiz com uma conduta profissional. Tenha bom senso ao colocar qualquer objeto pessoal na mesa de trabalho.

8. Esquecer ou errar o nome do cliente
Uma das situações mais embaraçosas é não lembrar ou errar o nome do cliente. Revela falta de atenção e de interesse. Caso considere necessário, anote o nome discretamente para não escorregar.

9. Vestir-se inadequadamente
Muito se fala sobre trajes no ambiente de trabalho, no entanto, o assunto continua atual. O fato é que ainda há pessoas - principalmente mulheres - que vão ao trabalho como se estivessem indo a uma festa. O exagero se estende à maquiagem, aos acessórios, ao perfume. Por outro lado, existem profissionais que não cuidam da imagem. Cabelos e barbas devem estar sempre bem feitos, sapatos engraxados, roupas bem passadas. O tipo de traje vai depender muito do perfil da empresa, mas uma coisa é certa: você não deve chamar mais atenção que a sua competência.

Autor: Da Redação- Empregos.com.br
Fonte: Empregos.com.br
Link do site: http://carreiras.empregos.com.br/
Link do artigo: Atitudes que devem ser evitadas no ambiente de trabalho - http://carreiras.empregos.com.br/carreira/administracao/noticias/10-gafes-que-atrapalham-imagem-profissional.shtm

Compartilhe