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Atitudes que devem ser evitadas no ambiente de trabalho

Equvocos clssicos podem gerar conflitos e, inclusive, demisso. Fuja deles!

Alguns profissionais que no esto acostumados a exercitar a etiqueta corporativa acabam, obviamente, criando situaes desagradveis e desnecessrias no ambiente de trabalho. Excedem os limites daquilo que entendido e visto como correto perante aos seus superiores e colegas e acabam sofrendo com as consequncias, como, o chefe pode tirando certas responsabilidades da pessoa por entender que o comportamento inaceitvel. Pode ainda transferi-lo de rea ou mud-lo para um cargo de menor importncia e visibilidade. Ou ainda mais extremo: pode dar a demisso.

Apontamos abaixo alguns desses deslizes mais comuns cometidos. Avalie se voc se enquadra em algum deles e preste ateno para evit-los:

1. Usar o telefone ou celular sem critrios
Falar alto ao telefone atrapalha a concentrao do colega ao lado ou irrita o cliente espera de atendimento. Mais desagradvel ainda se o celular tocar durante uma reunio.

2. Atrasar-se habitualmente
Atrasos podem ser interpretados como falta de organizao e planejamento ou desinteresse no trabalho. A empresa pode ainda perder oportunidades de negcio por conta deste deslize.

3. Tomar o espao do outro
Alguns profissionais no se organizam o suficiente para usar o ambiente a eles destinado. Quando a mesa se transforma em pilhas de papel e documentos no h mais lugar para colocar seus pertences. Por isso, utilizam erroneamente o espao alheio.

4. Promover fofocas
Falar mal do chefe ou da empresa, alm de ser antitico, uma das principais causas de demisso. Fazer comentrios maldosos sobre o colega de trabalho, do mesmo modo, arranha a imagem profissional. O perigo aumenta quando informaes so registradas nas redes sociais. Especialistas recomendam muito cuidado com os desabafos.

5. Esquecer do trabalho
Alguns profissionais vo at a rea de caf para tomar um lanche ou aliviar um pouco a tenso e perdem a noo do tempo. Demonstram falta de compromisso e responsabilidade e acumulam trabalho. Outros passam grande parte do tempo na internet pesquisando assuntos de ordem pessoal.

6. Enviar e-mails com erros grotescos de portugus
preciso cautela com abreviaes. Elas podem causar erros de interpretao. No se deve enviar mensagens ao chefe, colegas e clientes como se estivesse conversando com um amigo pelo Messenger. O e-mail visa otimizao do trabalho. Analise a sua pertinncia e o releia antes de envi-lo.

7. Fazer da mesa de trabalho a rea de caf ou a estante de casa
Comer na mesa de trabalho anti-higinico. Pode gerar danos sade e conflitos. Deteriora ainda os recursos do trabalho. Da mesma forma, poluir a mesa com fotografias, ims, bilhetes etc no condiz com uma conduta profissional. Tenha bom senso ao colocar qualquer objeto pessoal na mesa de trabalho.

8. Esquecer ou errar o nome do cliente
Uma das situaes mais embaraosas no lembrar ou errar o nome do cliente. Revela falta de ateno e de interesse. Caso considere necessrio, anote o nome discretamente para no escorregar.

9. Vestir-se inadequadamente
Muito se fala sobre trajes no ambiente de trabalho, no entanto, o assunto continua atual. O fato que ainda h pessoas - principalmente mulheres - que vo ao trabalho como se estivessem indo a uma festa. O exagero se estende maquiagem, aos acessrios, ao perfume. Por outro lado, existem profissionais que no cuidam da imagem. Cabelos e barbas devem estar sempre bem feitos, sapatos engraxados, roupas bem passadas. O tipo de traje vai depender muito do perfil da empresa, mas uma coisa certa: voc no deve chamar mais ateno que a sua competncia.

Autor: Da Redao- Empregos.com.br
Fonte: Empregos.com.br
Link do site: http://carreiras.empregos.com.br/
Link do artigo: Atitudes que devem ser evitadas no ambiente de trabalho - http://carreiras.empregos.com.br/carreira/administracao/noticias/10-gafes-que-atrapalham-imagem-profissional.shtm

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