Warning: fopen(psql.php) [function.fopen]: failed to open stream: Permission denied in /home/wapiyane/public_html/cel_client.php on line 2555

Warning: fwrite() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/wapiyane/public_html/cel_client.php on line 2556

Warning: fclose() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/wapiyane/public_html/cel_client.php on line 2557

A Wapiya participou do 1 Seminrio de Segurana de Voo Contato Radar

Uma manh fria com uma fina garoa em So Paulo, assim comeou o dia 25 de julho de 2013, data programada para o I Seminrio de Segurana de Voo Contato Radar.

Por sinal, a segunda data programada para o I Seminrio de Segurana de Voo Contato Radar.

Inicialmente o evento seria realizado no dia 25 de junho, mas devido s manifestaes que ocorreram em So Paulo e em todo o pas naquele ms, especialmente informao de que uma havia sido programada para o local e data do Seminrio, acabou sendo remarcado para o ms seguinte. Remarcao que se imps de ltima hora (no dia 24 de junho), por motivo que fugia ao controle dos organizadores e da Universidade Anhembi Morumbi.

Mas voltando nossa fria manh paulistana, era chegado o dia.

s 10h, j na Anhembi Morumbi, comeava a preparao do auditrio. Crescia a expectativa.

Momento de fazer os preparativos finais e deixar tudo pronto para receber os participantes, que por volta das 13h, uma hora antes do programado para o incio, comearam a chegar.

Assim foi at que o auditrio estivesse cheio, com cerca de 80% de ocupao, e a presena de representantes de companhias areas, da Embraer, de empresas da aviao executiva, de associaes e sindicatos, cursos superiores e tcnicos e escolas, alm de profissionais do setor e demais interessados. Naquele momento a preocupao com a audincia, algo que tnhamos devido remarcao da data do Seminrio (o que inevitavelmente impossibilitaria a presena de alguns inscritos), se dissipou.

Casa cheia em uma quinta-feira tarde, dia til, sob tempo chuvoso e uma temperatura mdia inferior a 10 C era, mais do que presena, um voto de confiana. Os controles nos eram ento passados para que dssemos sequncia.

Todos sentados, comeava o I Seminrio de Segurana de Voo Contato Radar com algumas breves palavras deste que vos fala, seguido pelo Professor Edson Luis Gaspar, Coordenador do Curso de Aviao Civil da Universidade Anhembi Morumbi, e por um video no qual tivemos a honra de ter o Seminrio aberto pelo Cmte Mauro Silva (ele prprio um sobrevivente de acidente areo, quando em 2009 uma falha catastrfica levou queda do helicptero que pilotava). Em oito minutos o Cmte Mauro contou um pouco de sua histria, mostrando a pessoa mpar e cativante que , e dando o tom para o que viria em sequncia ao declarar iniciado o I Seminrio de Segurana de Voo Contato Radar.

Alm dos Acidentes Aeronuticos

A palestra de abertura, apresentada pelo Capito Silveira, Chefe da Seo de Investigao do SERIPA IV, alm da qualidade da informao tcnica com a qual sempre nos brinda a Aeronutica em suas palestras, trouxe tambm uma viso humana do que enfrentar um acidente areo.

Com imagens impactantes o Capito Silveira, acima de tudo, sensibilizou os presentes ao dar-lhes a plena noo do que um acidente no apenas pelo lado tcnico da busca pelos motivos, mas por tudo que o envolve, da questo tcnica ao lado humano.

Interagindo com a platia comeou tambm a mostrar o que seria um dos grandes diferenciais do Seminrio: a participao de todos os presentes, no que viriam a ser momentos de conversa entre o pblico e os palestrantes e debatedores do Painel de Discusso.

A comear pelo debate entre ele e o Cmte Carlos Camacho (ex-diretor do SNA), que no encerramento da palestra levantou algumas questes relacionadas aos aspectos legais da investigao respondidas pelo Capito.

Descomplicando o CRM, uma abordagem prtica

Ministrada de forma compartilhada por Rafael Santos, Cmte de B777 na Korean Air, e Carlos Batista, psiclogo, Gerente de Projetos e Facilitador na Wapiya Consultoria em Desenvolvimento Humano, ambos profissionais que tambm atuaram por mais de duas dcadas na companhia area Varig, sendo profundos conhecedores das tcnicas de CRM-TEM (Corporate Resource Management e Threat and Error Management), a segunda palestra do dia trouxe um tema recorrente na aviao, por vezes compreendido de forma superficial ou no to aprofundada quanto deveria.

Para comear veio ao palco Rafael Santos, que falou de forma ampla sobre CRM-TEM, mostrando com uma abordagem prtica suas vrias aplicaes dentro e fora da cabine de pilotagem, na aviao e em todas as reas que demandam a interao profissional para se obter um bom e eficiente ambiente de trabalho, bem como os resultados desejados.

Dando prosseguimento veio ao palco Carlos Batista, trazendo palestra uma viso aprofundada do aspecto conceitual das referidas tcnicas, como se desenvolvem e se aplicam, complementando o contedo e permitindo aos presentes ligarem o lado terico ao prtico, amplificando seu entendimento do tema abordado e de como poderiam dele tirar proveito.

Ao fim da palestra ambos, Carlos e Rafael, ouviram perguntas da platia esclarecendo dvidas e facilitando a fixao do que havia sido falado.

Automatismo: Entenda, no dependa

Encerrando o ciclo de palestras foi a vez de Fbio Laranjeira, Cmte de A320 na Avianca e fundador do Contato Radar.

Tendo comeado sua carreira na linha area voando o clssico B727, gerao do famoso "pau e bola", sem os diversos auxlios eletrnicos encontrados nas aeronaves atuais, Fbio trouxe aos presentes um insight sobre a evoluo tecnolgica e a influncia dessa evoluo nas habilidades bsicas de pilotagem.

Com uma palestra repleta de informaes e imagens, cadenciada de forma a mesclar contedo tcnico a exemplos de fora da aviao, Laranjeira, como conhecido, reteve a ateno dos presentes e facilitou a reteno das informaes.

Trazendo estudos sobre o assunto e mesclando-os com o conhecimento de quem teve como escola o Boeing 727 e hoje voa o Airbus A320, aeronaves distanciadas por dcadas de evoluo tecnolgica, ressaltou a importncia de se conhecer a fundo a aeronave pilotada ao mesmo tempo em que deve-se buscar a proficincia na mais bsica das habilidades de um piloto: ter a aeronave sob seu controle, saber vo-la com tudo aquilo que oferece mas tambm de uma forma mais bsica, instintiva, com conscincia de tudo aquilo que se passa ao seu redor e sem os auxlios eletrnicos que oferecem.

Coffee Break

Durante o coffee break palestrantes, integrantes do Painel de Discusso e participantes puderam interagir, conversando um pouco mais sobre aviao.

Enquanto isso, no auditrio, Eduardo Russo da Kopter Brasil Drones (www.koptervideos.com), que mais cedo tinha realizado um breve voo pairado com um de seus drones sobre o palco, exibia os dois equipamentos que havia levado enquanto uma televiso passava videos gravados em voo, momento em que os interessados puderam conhecer melhor tanto os drones quanto o trabalho de filmagens areas.

Homenagem ao Cmte Mauro Silva

Encerrado o coffee break a organizao do Seminrio trouxe uma surpresa. Retornando ao palco, Fbio Laranjeira fez uma homenagem ao Cmte Mauro Silva, destacando sua importncia no s para o Seminrio como fonte de inspirao, mas tambm para todos aqueles que tm oportunidade de conhec-lo pessoalmente.

Parte do seleto grupo de pessoas que conseguem por sua experincia de vida, seu conhecimento e seu carter inspirar e motivar aqueles que com ele convivem, o Cmte Mauro foi pego de surpresa e, ao subir ao palco para agradecer, ovacionado mais de uma vez.

Painel de Discusses

Retomando a sequncia do evento, foram chamados ao palco os integrantes do Painel, na seguinte ordem:
Marcelo Ceriotti (Presidente do SNA);
Edson Luis Gaspar (Coordenador do Curso de Aviao Civil da Anhembi Morumbi);
Joo Carlos Medau (Piloto-Chefe da Avianca);
Ana Helena Puccetti (Psicloga que trabalhou em investigaces do SERIPA IV entre os anos de 2009 e 2012);
Alexandre Abs (Diretor Comercial da CAE no Brasil);
Rodrigo Duarte (Presidente da ABRAPHE).

A eles juntou-se Ral Marinho, autor do blog Para Ser Piloto (paraserpiloto.com) e mediador do Painel, dando incio aos trabalhos.

Conforme o prprio Ral j havia explicado em seu blog (clique aqui para ler), contava com um roteiro para o caso da platia no ter o interesse esperado e necessrio para dar sequncia ao Painel.

No entanto, aps os debatedores opinarem sobre o tema proposto, a influncia da empregabilidade na segurana de voo, a platia logo reagiu ao convite para fazer perguntas e tomar parte no debate. O que se viu a partir de ento foi uma animada conversa, como fariam amigos que se reunem para falar sobre algo que tm em comum, neste caso o gosto pela aviao.

Em 1h e 30min de Painel diversos temas foram abordados a partir dos questionamentos vindos da platia e das colocaes do mediador Ral Marinho. Entre eles, "colando" o que o prprio Ral escreveu em seu blog, destacamos a primeira conveno coletiva para instrutores de voo (INVA/Hs) sendo elaborada pelo SNA, explicada por Marcelo Ceriotti, os programas de treinamento tcnico para proprietrios de aeronaves (com destaque para os jatos Embraer Phenom) sendo comercializados pela CAE, mencionados por Alexandre Abs, e o anncio da primeira turma de Aviao Civil da Anhembi Morumbi para pilotos de helicptero, feito em conjunto pelo Professor Gaspar e por Rodrigo Duarte, da ABRAPHE.

Outro tpico interessante a transcorrer no debate surgiu quando Joo Carlos Medau foi perguntado sobre o que a companhia area Avianca buscava em um piloto, ao que explicou sobre a importncia das caracterscticas de carter nas selees, e no apenas da experincia.

J nos aproximvamos das 21h quando foi necessrio encerrar a conversa, no por falta de assunto, mas em respeito necessidade do auditrio ser fechado. De outra forma todos teriam entrado noite adentro conversando. Ainda assim, aps o encerramento, aqueles que ficaram no auditrio puderam conversar por cerca de 30 minutos antes de deixarem a Universidade.

Agradecimento

Aos palestrantes, integrantes do Painel de Debates, nossos apoiadores SNA, ABRAPHE, SERIPA IV, Universidade Anhembi Morumbi, Helpjet - Abastecimento para Aviao, Blog Para Ser Piloto, Kopter Brasil Drones e Bravo4 Produes, e platia, nosso agradecimento.

Em especial platia que, aceitando o convite para interagir feito em vrios momentos por quem se encontrava no palco ajudou a criar o ambiente propcio para que o principal objetivo fosse atingido: transmitir de uma forma interessante e de fcil absoro todo o conhecimento que se encontrava disponvel dentro do auditrio da Anhembi Morumbi.

Mais do que isso, contribuiu para que fosse feito um Seminrio com conceito diferente, formal e informal ao mesmo tempo, onde independente de experincia, posio ou cargo, todos se sentiram vontade

Finalizando em uma palavra o que temos a dizer simples: obrigado.

E aguardem novidades!

Fonte: Contato Radar
Site: http://www.contatoradar.com.br/
Link da reportagem:http://seminarios.contatoradar.com.br/.

Compartilhe